ENTRE O MUNDO DIGITAL E A PARANOIA DA REALIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO FLÂNEUR PÓS-MODERNO NO ROMANCE REPRODUÇÃO, DE BERNARDO CARVALHO

  • Ivens Matozo Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Xenia Amaral Matos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Manuel dos Santos Cunha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

A ficção brasileira contemporânea tem se caracterizado por apresentar obras que dramatizam os grandes impasses inerentes ao homem urbano na modernidade. Como exemplo ilustrativo dessa questão, destacam-se as produções literárias do escritor e jornalista carioca Bernardo Carvalho, por trazem à luz as vicissitudes enfrentadas pelo homem contemporâneo. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo propor uma análise da personagem “o estudante de chinês” presente no romance Reprodução (2013), de Bernardo Carvalho, com o intuito de verificar de que forma a literatura incorpora, em sua forma narrativa, os problemas do indivíduo urbano contemporâneo. Para tanto, baseamo-nos nos estudos de Julia Kristeva (1989), Stuart Hall (2003), Antonio Candido (2006) e Eric Landowski (2012).

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista CAPES.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda do Porgrama de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Pós-Doutor em Literatura e Cinema pela Sorbone Nouvelle - Paris III. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
SILVA, Ivens Matozo; MATOS, Xenia Amaral; CUNHA, João Manuel dos Santos. ENTRE O MUNDO DIGITAL E A PARANOIA DA REALIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO FLÂNEUR PÓS-MODERNO NO ROMANCE REPRODUÇÃO, DE BERNARDO CARVALHO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2965>. Acesso em: 19 out. 2019.