A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

  • Jamille Santos Passos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam  o ensino-aprendizagem de LI.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Professora (PUC-MG). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
PASSOS, Jamille Santos; MODL, Fernanda de Castro. A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966>. Acesso em: 15 out. 2019.