EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA

  • Leicijane da Silva Barros Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Uagne Coelho Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2018-03-08
Como Citar
BARROS, Leicijane da Silva; PEREIRA, Uagne Coelho; ANDRADE, Karylleila dos Santos. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968>. Acesso em: 15 out. 2019.