SABER DECLARATIVO EM LEITURA E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DESCRITIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA

  • Liane Batistela Kist Universidade Aberta do Brasil (Uab)/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O presente estudo objetiva observar como um professor de língua materna revela seu saber declarativo  em leitura. Justifica-se essa investigação, tomando-se como pressuposto a importância do saber declarativo para o profissional que trabalha com o ensino da linguagem, em especial com o ensino de leitura. Entendendo-se que o ensino de leitura requer ações explicitamente dirigidas (SOLÉ, 1998) e compreendendo-se a importância da profissionalização docente para o exercício dessas ações (RICHTER, 2011),  realizou-se uma atividade de leitura com um professor de língua materna. A atividade aconteceu em quatro etapas, gerando na terceira etapa, um relato descritivo, o qual permitiu identificar os conhecimentos prévios e compartilhados sobre leitura do professor, neste caso, a referência a fatores de coerência textual. Os resultados apontaram um saber declarativo relativo, o qual, entre outros aspectos, revela uma formação profissional de certa forma rasteira, tendo em vista se tratar de um professor habilitado  em sistemas de formação docente para o exercício de um atividade específica como o ensino de leitura.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Letras pela UFSM. Professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil/UFSM.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP) com Pós-Doutorado em Linguística de Corpus também pela Puc-SP. Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
KIST, Liane Batistela; RICHTER, Marcos Gustavo. SABER DECLARATIVO EM LEITURA E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DESCRITIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2969>. Acesso em: 20 out. 2019.