JOSÉ MATIAS: UM AMOR FORA DE LUGAR

Autores

  • Alana de Oliveira Freitas El Fahl Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do conto José Matias (1897) de Eça de Queirós. Consagrado como o principal romancista do Realismo português, o autor também dedicou sua pena aos contos com igual empenho e qualidade literária. Em seus contos há um largo leque de temas e formas narrativas, dentre esses destacamos o tratamento especial dispensado à temática amorosa, espectro sempre presente na obra eciana. José Matias vem desafiando seus leitores há mais de um século. No enredo, a estrutura do amor cortês surge deslocada para um tempo moderno no qual revela seu caráter mórbido, permanecendo um enigma que não acha abrigo nem compreensão. No entanto, como a ironia diante do amor vem carregada de fascínio, é também possível afirmar que o conto revela a incontornável atração que o atraso português exercia no mais genial de seus críticos.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana de Oliveira Freitas El Fahl, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

El Fahl, A. de O. F. (2018). JOSÉ MATIAS: UM AMOR FORA DE LUGAR. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3005

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados