NO BAÚ DE MIUDEZAS DE CIDINHA DA SILVA: UMA ESCRITA AFROFEMININA BIOGRAFEMÁTICA E HOMOERÓTICA

  • Leila Cunha Raposo Universidade Federal da Bahia (Ufba)
  • Valéria Amim Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Resumo

Em Baú de miudezas, sol e chuva, publicado em 2014, Cidinha da Silva, por meio de uma escrita afrofeminina, apresenta nas narrativas, ficção e traços biográficos entremeados, conduzindo às hibridas fronteiras dos gêneros discursivos e desvelando uma escrita também biografemática e homoerótica, tendo por base relações homoafetivas lésbicas entre mulheres negras. A partir dessas narrativas, objetivamos analisar a escrita afrofeminina, posto que defendemos que, entre os biografemas apresentados, há uma confluência entre as vivências biográficas da autora e sua escrita literária, bem como são revelados aos leitores pormenores que conduzem à temática homocultural, a par das relações lésbicas tematizadas. Pautamo-nos na apreciação teórico-crítica existente quanto aos estudos biográficos e homoculturais, bem como à literatura afro-brasileira. Como conclusões prévias desse estudo, realizado com metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, acreditamos que os biografemas permitem entrever tanto a construção de um amor homoerótico feminino quanto discussões de gênero e etnia que perpassam pelo empoderamento de mulheres negras.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular do Curso de Comunicação Social do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  Doutora em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Pós Doutorado em sociologia pela Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

 
Publicado
2018-03-27
Como Citar
RAPOSO, Leila Cunha; AMIM, Valéria. NO BAÚ DE MIUDEZAS DE CIDINHA DA SILVA: UMA ESCRITA AFROFEMININA BIOGRAFEMÁTICA E HOMOERÓTICA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 1, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3247>. Acesso em: 15 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3247.
Seção
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados