GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Beatriz dos Santos Clemente Machado Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Maria Carmen Aires Gomes Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Resumo

Os gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros.  Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Clemente Machado, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

Maria Carmen Aires Gomes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada I da Universidade Federal de Viçosa.

 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Machado, B. dos S. C., & Gomes, M. C. A. (2018). GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. fólio - Revista De Letras, 6(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284