A INVESTIGAÇÃO DE PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS A PARTIR DA “ANÁLISE CÍVICA DO JORNALISMO”

Autores

  • Flávia Moreira Mota e Mota Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Marcus Antônio Assis Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a “Análise Cívica do Jornalismo”, um conjunto de categorias de análise para investigação de produtos jornalísticos que se assumam ou se aproximem da prática do jornalismo cívico. Para fundamentar essa proposta de modelo analítico, foram utilizadas a própria trajetória do jornalismo cívico, assim como a Teoria da Responsabilidade Social da Mídia e a cartilha publicada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) intitulada “Adolescentes em conflito com a lei: guia de referência para cobertura jornalística”. Vamos ainda aplicar as categorias em um produto jornalístico televisivo, de modo a comprovar a viabilidade da proposta de análise. Nossa pretensão é, por meio da Análise Cívica do Jornalismo, oferecer subsídios para que futuras pesquisas na área sejam empreendidas e apontar a filosofia do jornalismo cívico como uma alternativa para uma prática mais social do jornalismo.

 

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Biografia do Autor

Flávia Moreira Mota e Mota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb.  Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

 

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

Mota, F. M. M. e, & Lima, M. A. A. (2018). A INVESTIGAÇÃO DE PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS A PARTIR DA “ANÁLISE CÍVICA DO JORNALISMO”. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3340

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS