MEMÓRIA – A DEISCÊNCIA DA PERCEPÇÃO

Autores

  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A memória é apresentada como deiscência da percepção, sendo o conceito de deiscência arquitetado em sua dimensão fenomenológica, ou seja, como abertura ou encontro criativo que possibilita a existência do duplo. E é essa memória, concebida inseparável do modo de existência de cada formação textual, que, dependendo de cada dimensão discursiva que a tenha gerado, apresentará repertórios, ou conjuntos harmônicos de interpretantes, diferentes. Apresentamos, dessa forma, três regimes para a memória, que podem ser chamados, também, de modos de “mais-significar”, já que a memória é uma forma de significar a mais, ou de reiteração significativa. A memória é, assim, a historicidade da vida, que capta as formações discursivas como excesso do que se queria fazer, dizer e pensar, excesso que abre aos outros a possibilidade de retomada e de criação. O corpus para análise foi composto por textos de Hilda Hilst, principalmente os encontrados em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor e mestre em letras clássicas. Professor de latim, gramática histórica e filologia românica e do Programa de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins.

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Oliveira, L. R. P. F. de. (2018). MEMÓRIA – A DEISCÊNCIA DA PERCEPÇÃO. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3365

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados