DISCURSOS PRISIONAIS: VOZES AUTOBIOGRÁFICAS E RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

  • Alberto Marlon Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Heleusa Figueira Câmara Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Histórias de protagonistas prisioneiros preenchem vazios da literatura com fragmentos de escritas autobiográficas que sugerem experimentações de autorias diferenciadas do delito cometido. Partindo de uma autobiografia escrita no cárcere, este trabalho pretende analisar os discursos autobiográficos no contexto prisional, identificando as formas dialógicas que a fala daquele que está encarcerado possa assumir diante de diferentes interlocutores. Essa inter- relação de discursos age no sujeito que escreve, de forma que, ao escrever, e ler aquilo que escreveu, venha a ressignificar sua identidade. Tais ressignificações não ficam restritas apenas ao indivíduo escritor, mas expande-se por todo um extrato social no qual estão imersos aqueles que, por estarem fora do círculo literário oficial ou por fazerem parte de grupos marginalizados, têm os discursos interditos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Marlon Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Heleusa Figueira Câmara, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Oliveira, A. M., & Câmara, H. F. (2018). DISCURSOS PRISIONAIS: VOZES AUTOBIOGRÁFICAS E RESSIGNIFICAÇÕES. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3368