AS CARREIRAS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO DE TEÓRICOS SOCIAIS E O QUE PENSAM OS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Fernanda David Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo buscou investigar a opinião de adultos de um centro urbano brasileiro a respeito da carreira contemporânea, com o objetivo de compreender em que medida os discursos dessas pessoas se aproximam ou se distanciam das características atribuídas à carreira atual por estudiosos da Teoria Social. Mostrou-se relevante abordar o assunto a partir da perspectiva dos próprios sujeitos, vez que importantes teóricos propõem consequências do mundo do trabalho sobre as pessoas, sem considerar o que elas pensam a respeito da questão. Para investigar o tema, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez informantes. Os depoimentos foram analisados através do método de análise de conteúdo proposto por González Rey. Os resultados indicaram que os dicursos das pessoas a respeito do mundo do trabalho a qual pertencem são mais otimistas e nem sempre se aproximam dos discursos de teóricos sociais, dando conta de uma complexidade dessa época que a torna difícil de rotular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda David Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.

 

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Cultura, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGCEL/UESB).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Vieira, F. D., & Oliveira, M. F. S. de. (2018). AS CARREIRAS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO DE TEÓRICOS SOCIAIS E O QUE PENSAM OS SUJEITOS CONTEMPORÂNEOS. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3374