PRÁTICAS INTERATIVAS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

Autores

  • Poliana Pimentel Silva Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Roseanne Rocha Tavares Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Resumo

Este trabalho está inscrito no âmbito das pesquisas qualitativas sobre linguagem, que têm como objetivo analisar as práticas interativas do discurso no contexto de sala de aula e o processo de negociação da imagem durante as aulas de Língua Inglesa promovidas em uma turma de graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Os pontos centrais da pesquisa têm como base reflexões sobre língua, interação e ensino diante dos princípios teóricos da Sociolinguística Interacional e Linguística Aplicada. Com a análise das aulas, percebeu-se a relevância da criação de atividades que provocassem o comprometimento do aprendiz durante as discussões. Mesmo que a imagem dos envolvidos necessitasse ser negociada, o uso das estratégias discursivas identificadas nas aulas possibilitou uma maior integração das professoras com os alunos durante as atividades interativas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Pimentel Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutoranda em Linguísitca da mesma instituição.

 
 

Roseanne Rocha Tavares, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculada a Faculdade de Letras e Linguística e ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Silva, P. P., & Tavares, R. R. (2018). PRÁTICAS INTERATIVAS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3380