PRÁTICAS DE LETRAMENTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Rosangela Alves de Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ester Maria de de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O ensino da língua escrita, nos anos iniciais, na perspectiva das práticas de letramento requer do professor (re)atualizar saberes linguísticos e didáticos sobre o funcionamento dos usos da língua escrita, a partir da compreensão dos gêneros discursivos vivenciados socialmente pelos educandos. Esse processo é importante para a alteração de práticas tradicionais de abordagem do objeto linguístico escrita, muitas vezes mecânica e repetitiva. O estudo proposto objetiva abordar a importância da ação pedagógica do professor dos primeiros anos de escolaridade, elegendo estratégias pautadas nas práticas de letramento que ressignifiquem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse estudo, conclui-se que o ensino da escrita na escola precisa se revestir da concepção de  práticas de letramento, pois, assim. entendido, possibilitará a exploração no contexto da sala de aula, de diferentes gêneros do discurso explicitando os variados usos e funções que lhes são inerentes numa sociedade letrada.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Alves de Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora da UESB. Mestranda em Letras.

 

Ester Maria de de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Educação Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Santos, R. A. de O., & Souza, E. M. de de F. (2018). PRÁTICAS DE LETRAMENTO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3383