WALTER BENJAMIN: LITERATURA E CIDADE

Autores

  • Caio Yurgel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Resumo

A partir da Paris do séc. XIX, e tendo a obra de Walter Benjamin como fio condutor, o presente artigo busca situar o lócus físico da literatura daquele período e demonstrar sua conversão em lócus imaginário. Na encruzilhada desta transição encontra-se o flâneur: mais do que uma figura historicamente específica como Baudelaire ou Poe, o flâneur representa uma ferramenta teórica contra a histeria de massa — ele acolhe a massa e com ela busca construir uma narrativa comum, digna, autêntica. O habitante da cidade é acordado de seu pesadelo não através do choque vazio imposto pela mercadoria (pelo espetáculo), mas através da possibilidade de encontrar na cidade uma experiência em comum (o espírito crítico: a Erfahrung benjaminiana). Geografia urbana convertida em geografia da experiência — em pequenos fragmentos críticos, em distintas formas de reação ao isolamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Yurgel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Mestrando em Teoria da Literatura / Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Bolsista CNPQ.

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Yurgel, C. (2018). WALTER BENJAMIN: LITERATURA E CIDADE. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3393

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados