A AUTENTICIDADE DO TEXTO LITERÁRIO NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

  • Virgínia Maria Ferreira Silveira Baldow Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Resumo

Buscamos, neste artigo, refletir sobre a confiabilidade de textos literários tal como se apresentam em determinados Livros Didáticos de Português, doravante, LDP. Analisamos, especificamente, a autenticidade de tais textos, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Crítica Textual, ciência cujo caráter essencial é a preservação da cultura escrita, manifestada principalmente por intermédio da arte literária. Na perspectiva crítico-textual, a integridade do texto literário deve ser mantida em qualquer esfera na qual o texto encontre publicado, inclusive no LDP. No desenvolvimento de nossa pesquisa, temos constatado que o LDP, enquanto uma importante fonte de divulgação do texto literário - sobretudo para leitores em formação - historicamente, apresenta, em sua composição, textos cuja genuinidade encontra-se comprometida mediante alterações feitas pelos responsáveis em todas as instâncias de sua elaboração, o que nos motivou à iniciativa deste trabalho.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 
Publicado
2018-04-05
Como Citar
BALDOW, Virgínia Maria Ferreira Silveira; QUEIROZ, Rita de Cássia Ribeiro de. A AUTENTICIDADE DO TEXTO LITERÁRIO NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 4, n. 1, abr. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3438>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados