LINGUAGEM E IDENTIDADE AFRICANA/AFRO-BRASILEIRA

  • Adilbênia Freire Machado Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

África é um continente com diversas culturas, línguas e povos, onde as raízes das civilizações são intensas e a cultura se entrelaça com as práticas do dia a dia. Sua cultura é continuamente celebrada nos seus valores, suas crenças, costumes, tradições, suas danças e canções, nas práticas rituais, nos cultos aos ancestrais... um continente plural marcado por uma grande diversidade étnica e cultural. O negro africano e suas diversas línguas mudaram não apenas o português existente no Brasil, mas também a estética, a culinária, os costumes e até mesmo a religião, numerosas influências que perduram nos transformando na maior população afrodescendente concentrada fora do continente africano. Esse artigo tem objetivo de fazer uma breve abordagem sobre Identidade Negra/Africana e Afro-brasileira e a influência da língua portuguesa nos países africanos que falam português, além das influências, na nossa língua, dos africanos escravizados aqui.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora da linha Achei (Africanidades, Corpo, História, Educação e (In)Formação) - Redpect /Ufba e do grupo de pesquisa Griô: Culturas Populares, Diáspora Africana e Educação (Ufba). Pesquisa: Filosofia Africana, Filosofia da Libertação Latino Americana, História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Ancestralidade, Encantamento e Educação para as Relações Étnorraciais.

 
Publicado
2018-04-06
Como Citar
MACHADO, Adilbênia Freire. LINGUAGEM E IDENTIDADE AFRICANA/AFRO-BRASILEIRA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 3, n. 2, abr. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3459>. Acesso em: 02 jul. 2020.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados