O DISCURSO DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: ESTRATÉGIAS DA REDE NAS RELAÇÕES LINGUÍSTICAS EM CONJUNTURA COM O COMPORTAMENTO SOCIAL VIGENTE

  • Gabriel Nascimento dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
  • Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Resumo

Pretende-se analisar as estratégias imagéticas da Internet e pontuar em que representam simbolicamente, ou, no dizer da Análise do Discurso, demonstram as relações materiais de linguagem. No corpus este trabalho situa-se nas redes sociais e tenciona perceber o uso dos anúncios, da objetividade e da propulsão da imagem como resultado das mudanças concebidas pela Modernidade e Pós-modernidade. O modo que as imagens e anúncios se configuram sobre o hipertexto produz o efeito do consumo virtual e impulsiona a chamada Indústria Cultural. Assim, a Análise do Discurso entende a linguagem como uma representação simbólica do real, e o ciberespaço propicia que essas representações aconteçam e que o comportamento consumista também seja transplantado para a rede. Esse comportamento é difundido através dos Aparelhos Ideológicos de Estado, as instituições, tais como escola e igreja, que introduzem o discurso, que será repetido nos modos de produção, a chamada infraestrutura.   


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Bolsista CNPq.

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá de Henares-Espanha. Professora adjunta do Departamento de Letras e Artes (DLA). Coordenadora do programa de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações. Pesquisadora responsável pelo projeto Português como Língua Estrangeira da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

 
Publicado
2018-04-06
Como Citar
SANTOS, Gabriel Nascimento dos; RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba. O DISCURSO DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: ESTRATÉGIAS DA REDE NAS RELAÇÕES LINGUÍSTICAS EM CONJUNTURA COM O COMPORTAMENTO SOCIAL VIGENTE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 3, n. 2, abr. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3494>. Acesso em: 02 jul. 2020.