VANTAGENS E DESVANTAGENS ACERCA DA TRADUÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Lilian Agg Garcia Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)
  • Janaína Carvalho União de Cursos Superiores COC (Unicoc)
  • Joana Quéren Frujuelle Kehdi União de Cursos Superiores COC (Unicoc)
  • Claudia Lemos Baumrucker União de Cursos Superiores COC (Unicoc)

Resumo

O presente artigo visa a apresentar reflexões acerca das possíveis vantagens e desvantagens do uso da tradução nas aulas de Língua Inglesa em duas escolas públicas do estado de Santa Catarina destacando algumas situações em que o ato tradutório seria justificável durante o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Dois estudos de casos foram analisados, os quais exemplificaram os efeitos proporcionados pelo uso moderado e / ou indiscriminado da tradução do inglês para o português no decorrer das aulas. A pesquisa objetiva observar e descrever como duas professoras do Ensino Fundamental II de duas escolas estaduais de Itapema e Joinville, Santa Catarina, utilizaram a tradução durante as suas aulas e como a aprendizagem dos estudantes sucedeu-se. Os resultados demonstram que o uso ponderado da tradução pode ser vantajoso, desde que haja objetivos claros e vise à melhor aprendizagem do aluno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Agg Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Bolsista CAPES. Bacharel em Letras Português e Inglês com habilitações em Tradução e Interpretação pela Universidade UNIBERO de São Paulo/SP, especialista em Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras pelas Faculdades Celer de Chapecó/SC e licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade UNICOC de Joinville/SC.

 

Janaína Carvalho, União de Cursos Superiores COC (Unicoc)

 

 
 

Joana Quéren Frujuelle Kehdi, União de Cursos Superiores COC (Unicoc)

 

 

Claudia Lemos Baumrucker, União de Cursos Superiores COC (Unicoc)

 

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Garcia, L. A., Carvalho, J., Kehdi, J. Q. F., & Baumrucker, C. L. (2018). VANTAGENS E DESVANTAGENS ACERCA DA TRADUÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista De Letras, 3(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3569