A DINÂMICA SOCIAL E AS NORMAS GRAMATICAIS

Autores

  • Rutenéia Alves Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Desde as séries iniciais, são introduzidos os estudos das normas gramaticais. Nesse processo, a cada ano, o aluno é levado a revisar tudo o que já estudou nas séries anteriores sobre o conteúdo gramatical e avançar aprendendo outros conteúdos. Refletimos, então, se o estudante, depois de anos de escolaridade, sente dificuldade em empregar o que aprendeu nas classes de língua portuguesa, e para que serviram essas aulas. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar que nas aulas de língua portuguesa o fundamental é que seja desenvolvido o senso de análise e interpretação dos fatos da língua, além da relação entre as palavras, orações e períodos dentro de um texto oral ou escrito. Esses elementos representam uma demonstração de que o leitor realmente detém um domínio consciente sobre os mecanismos da sua língua e consequentemente entende aquilo que lê.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rutenéia Alves Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Titular da Uesb. Doutor em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com pós-doutoramento em Funcionalismo Linguístico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Moreira, R. A., & Campos, L. S. (2018). A DINÂMICA SOCIAL E AS NORMAS GRAMATICAIS. fólio - Revista De Letras, 3(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3574