ESTUDOS CULTURAIS: PROPEDÊUTICA, RIVALIDADES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Luciano Rodrigues Lima Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

Este estudo, com características propedêuticas e pedagógicas, em linguagem simples, enfoca as questões históricas, teóricas e metodológicas dos Estudos Culturais, e suas relações com as disciplinas acadêmicas tradicionais. Focaliza ainda, de modo mais detalhado, os conflitos e incompreensões existentes, atualmente, entre a Teoria da Literatura e os Estudos Culturais, demonstrando que melhor seria a Teoria se aliar aos Estudos Culturais, identificando-os como uma possibilidade a mais para o estudo da literatura do que os rejeitar e isolar-se em uma abstração estéril. Por fim, discutem-se as perspectivas dos Estudos Culturais e sua inserção no mundo contemporâneo através do seu comprometimento com a mudança social e com a “diferença”, aqui na concepção derridiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Rodrigues Lima, Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Lima, L. R. (2018). ESTUDOS CULTURAIS: PROPEDÊUTICA, RIVALIDADES E PERSPECTIVAS. fólio - Revista De Letras, 2(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3602