EMERGÊNCIA E INOVAÇÃO NA LÍNGUA: EXPLORANDO O PARADIGMA FUNCIONAL DA GRAMATICALIZAÇÃO

Autores

  • Raquel Meister Ko Freitag Meister Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe (Ufs)

Resumo

O “paradigma funcional da gramaticalização”, ou “teoria da gramaticalização”, é uma perspectiva dentro dos estudos linguísticos que lida com o processo pelo qual itens se tornam mais gramaticais no decorrer do tempo, ou como “abordagem/paradigma”, tratando de como as formas e construções gramaticais surgem, como são usadas e como modelam a língua. Os estudos desta natureza ganharam espaço na literatura linguística a partir da década de 1970, explodindo na década de 1990. Neste texto, são apresentados os conceitos de gramaticalização na perspectiva do paradigma funcional da gramaticalização, discutidas as críticas aos conceitos e suas réplicas, e analisados alguns rumos possíveis para os quais vêm se encaminhando os estudos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko Freitag Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe (Ufs)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professora da Universidade Federal de Sergipe (Ufs).

 

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Freitag, R. M. K. F. M. K. (2018). EMERGÊNCIA E INOVAÇÃO NA LÍNGUA: EXPLORANDO O PARADIGMA FUNCIONAL DA GRAMATICALIZAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3631

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados