AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NOS CH@TS: O “INTERNETÊS” NUMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

Autores

  • Ana Cláudia Guimarães Vieira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

A comunicação vem passando, ao longo dos tempos, por um grande processo de evolução, fato que possibilita um maior intercâmbio entre os indivíduos. Hoje, grandes avanços se dão principalmente devido às tecnologias de informação. Em meio a essas inovações, surgem, a cada instante, gêneros textuais que se adequam às necessidades comunicativas; isso exige de cada um de nós a atualização e acompanhamento dessas mudanças, além da adesão ao processo de letramento digital. Blogs, sites, chats, “fóruns”, e-mails, entre outros, são os mais novos meios de interação da contemporaneidade. A linguagem utilizada nesses tipos de gêneros, que se tornou conhecida como “Internetês”, caracteriza-se por conter códigos e é bastante utilizada por jovens, que buscam inovar suas formas de comunicação. Este trabalho visa à análise e compreensão do “Internetês” no ambiente do chat. Através de uma abordagem funcionalista, buscamos identificar e interpretar as funções da linguagem presentes nesse ambiente de comunicação virtual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Guimarães Vieira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutor em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com pósdoutoramento em Funcionalismo Linguístico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Silva, A. C. G. V., & Campos, L. S. (2018). AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NOS CH@TS: O “INTERNETÊS” NUMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3632