O POPULAR NA POESIA DE DRUMMOND: CONVERSAS POÉTICAS AO PÉ DA PRENSA

CONVERSAS POÉTICAS AO PÉ DA PRENSA

  • Francisco Cláudio Alves Marques Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Carla Kühlewein Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Resumo

A relação de Carlos Drummond de Andrade com o popular vai além da apreciação da obra cordelística de Leandro Gomes de Barros, é o que se pretende evidenciar neste estudo acerca de dois textos poéticos dessa natureza: o cordel “Estória de João-Joana”, publicado em Versiprosa no ano de 1967, e o romanceiro moderno “Caso do vestido”, em Rosa do povo, publicado em 1945. À luz de Francisco C. A. Marques (2014), Paul Zumthor (1993), e também de poetas como Mário de Andrade e tantos outros autores que promovem estudos dos artefatos populares, toma-se como viés condutor desta pesquisa a incursão de Drummond pelo universo popular. Sob uma perspectiva investigativa, promove-se um estudo detalhado desses textos, partindo do contexto de produção e culminando na análise estética, levando em consideração ainda a estrutura, a linguagem e o modo como o popular se manifesta na obra poética do poeta modernista.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp/Assis. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Brasil. Professora Titular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Apucarana.

   
Publicado
2018-08-13
Como Citar
ALVES MARQUES, Francisco Cláudio; KÜHLEWEIN, Carla. O POPULAR NA POESIA DE DRUMMOND: CONVERSAS POÉTICAS AO PÉ DA PRENSA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3638>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3638.