LITERATURA, CINEMA E MERCADO: UM ESTUDO ACERCA DA TIPOLOGIA DE HERÓIS INSCRITA NA PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA

  • Fernando Teixeira Luiz Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa maior em torno dos diferentes perfis de protagonistas que povoam tanto a literatura quanto o cinema, ocupa-se em mapear os modelos de heróis que transitam pela produção cultural contemporânea dirigida ao público jovem. Para tanto, toma-se como referência as contribuições teóricas de Campbel (2007) e de críticos que se voltam às articulações entre literatura, cinema e indústria cultural. Logo, este artigo não tem a pretensão de analisar uma ou outra obra, mas rastrear, a partir de um olhar historicista e do percurso das personagens protagonistas em diferentes textos e contextos, as múltiplas faces do herói contemporâneo frente aos diversos interesses de mercado.


 


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

   
Publicado
2018-08-13
Como Citar
LUIZ, Fernando Teixeira. LITERATURA, CINEMA E MERCADO: UM ESTUDO ACERCA DA TIPOLOGIA DE HERÓIS INSCRITA NA PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3684>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3684.