AS ÁGUAS TURVAS, UMA NARRATIVA SOMBRIA E AS IMAGENS DO PECADO: O PÂNTANO DO JOGO MAGIC: THE GATHERING

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) http://orcid.org/0000-0003-2038-7022
  • Lucas Pereira Damázio Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Reginaldo Osnildo Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Resumo

O presente artigo aproxima os estudos da Teoria do Imaginário e o Magic: The Gathering, jogo de estratégia que envolve a participação de dois ou mais jogadores. Para isso, será feita uma relação simbólica entre os encantamentos, as magias, as criaturas míticas que alimentam o jogo e os conceitos do imaginário, a partir de Bachelard (2013) e de Jung (2000). O recorte analisado figura em determinada energia imaginária detentora do poder que controla a força dos pântanos, a mana preta. A análise aponta como o imaginário das águas escuras é configurado, evocado e materializado na construção da narrativa e da atmosfera que dá vida ao jogo, identificando, pela Hermenêutica Simbólica, os sete pecados capitais como evocadores de sentido.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (pesquisa.unisul.br/imaginario).

   
##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Membro do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

 
##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Membro do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

 
Publicado
2018-08-13
Como Citar
MORAES, Heloisa Juncklaus Preis; DAMÁZIO, Lucas Pereira; OSNILDO, Reginaldo. AS ÁGUAS TURVAS, UMA NARRATIVA SOMBRIA E AS IMAGENS DO PECADO: O PÂNTANO DO JOGO MAGIC: THE GATHERING. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3782>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3782.