REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO EM CONTEXTO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

  • Eleticia Elza Carneiro Podolak Strukoski Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Lidia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Resumo

Este estudo qualitativo de caráter documental tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre um material didático de português sob duas óticas: uma como manual didático para português como língua estrangeira (PLE) e outra sob o viés dos gêneros textuais da Escola de Genebra. Buscamos por meio de critérios de ensino para PLE (BATISTA; ALARCON, 2012) e de dimensões ensináveis do gênero contos maravilhosos (QUEROZ, 2016) analisar um capítulo do livro Língua Portuguesa (2014), utilizado em um contexto de ensino de PLE em um programa de imersão em língua portuguesa no estado de Utah, Estados Unidos. Os resultados evidenciam que material produzido para contexto brasileiro foi adaptado para o contexto de PLE e que apresenta dimensões apenas de forma implícita sobre as sequências narrativas do gênero - foco da unidade bem como necessita abordar de forma mais ampla as questões culturais e sociais brasileiras.


 


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

   
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

   
Publicado
2018-08-25
Como Citar
STRUKOSKI, Eleticia Elza Carneiro Podolak; STUTZ, Lidia. REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO EM CONTEXTO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE). fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3843>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3843.