“O ENFERMEIRO” DE MACHADO DE ASSIS: UM EMBATE ENTRE A ESSÊNCIA E A APARÊNCIA EM CONVERSAS COM A PSICOLOGIA

  • Virginia Silveira Baldow Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Roberta Bolzan Jauris Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Fabiana Andrade Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma análise interdisciplinar do conto “O Enfermeiro” de Machado de Assis, ancorada nas áreas da Literatura e da Psicologia. Esboçamos uma reflexão sobre o supracitado gênero, analisando o modo como o autor concebe o comportamento humano, evidenciado pelo narrador-personagem. Nessa perspectiva, elaboramos uma releitura de “O Enfermeiro”, em cotejo com “O almocreve”- capítulo XXI de Memórias póstumas de Brás Cubas/ Machado de Assis-, por considerarmos intrínseca a relação de sentido subjacente aos fatos narrados. Observamos, assim, o tom irônico de que os narradores se utilizam, em ambos os casos, para atrair a cumplicidade do leitor. O percurso teórico que fundamenta esta investigação se embasa, principalmente, nas postulações de Bosi (1982; 2007), Fischer (1998), Souza (1998) os quais refletem acerca da obra contística machadiana e também em Dalgalarrondo (2008) e Santos (2009) pesquisadores na área da Psicologia.


 


 


 


 
 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - Campus Vitória da Conquista, atuando nas áreas da Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico e Técnicas e Exames Psicológicos. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-Uneb).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Publicado
2018-08-21
Como Citar
BALDOW, Virginia Silveira; JAURIS, Roberta Bolzan; SANTOS, Fabiana Andrade. “O ENFERMEIRO” DE MACHADO DE ASSIS: UM EMBATE ENTRE A ESSÊNCIA E A APARÊNCIA EM CONVERSAS COM A PSICOLOGIA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3845>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3845.