A DANÇA DA LEVEZA EM MARCELINO FREIRE

  • Natalia Guerra Brisola Gomes-Godoi Universidade Estadual de Pelotas (Uel)
  • Luciana Brito Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Resumo

No livro Seis propostas para o próximo milênio (1988), encontramos as características literárias que, segundo Italo Calvino, persistiriam em meio a todas as mudanças de visão e comportamento que poderiam acontecer a partir dos anos 2000. Entre elas está a leveza, elemento responsável por combater o peso do viver. À primeira vista, ela parece se opor à descrição da literatura brasileira contemporânea: forte, densa, violenta. O presente trabalho pretende demonstrar, contudo, que pontos de leveza podem se revelar em nossa produção literária, usando como ilustração o conto “Balé” (2003) de Marcelino Freire, no qual vemos certo diálogo com o romance O barão nas árvores (1957) do próprio Calvino.


 
 
 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Estadual de Londrina (Uel) e bolsista da Capes. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (Uel).

   
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008).  Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), membro da Comissão de Inciação Científica da Uenp e coordenadora de dois Grupos de Pesquisa com registro no CNPQ.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (Uel).

 
Publicado
2018-08-13
Como Citar
GOMES-GODOI, Natalia Guerra Brisola; BRITO, Luciana. A DANÇA DA LEVEZA EM MARCELINO FREIRE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3854>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3854.