POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CONVERGENTES E DIVERGENTES NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Rosemeire Selma Monteiro Plantin Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Erotildes Moreira e Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Apresentamos, nesse artigo, as crenças e práticas de 75 docentes que atuam na promoção do português, no cenário internacional, com o objetivo de registrar a visão desses profissionais acerca de instrumentos imprescindíveis à difusão do português, no atual cenário. Sob a perspectiva de Spolsky (2004), a quem uma Política Linguística (PL) não deve desconsiderar seus agentes, analisamos, então, os Programas de Leitorado, a escassez de material didático e a incipiente formação de professores, enquanto instrumentos de promoção do português. Ao traçar esse panorama, concluímos que há um distanciamento entre tais políticas e as necessidades dos professores, de forma geral. Portanto, com essa reflexão, pretendemos contribuir para a diminuição do hiato entre essas ações oficiais e as práticas desses profissionais, além de reforçar a necessidade de um incremento à formação político-pedagógica dos grupos responsáveis pela promoção de uma língua com as características do português. 


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Psicolinguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

   
##submission.authorWithAffiliation##

Professora de Língua Portuguesa desde 1987 e bolsista CAPES-PNPD, vinculada ao grupo de pesquisa PLIP - UFC (Programa de Políticas Linguísticas para a Internacionalização da Língua Portuguesa). Desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará acerca das políticas linguísticas para a internacionalização do português e atua em pesquisas para a elaboração de material didático destinados ao ensino de português como língua estrangeira (PLE).

 
Publicado
2018-08-25
Como Citar
PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro; SILVA, Maria Erotildes Moreira e. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CONVERGENTES E DIVERGENTES NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3856>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3856.