INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Leandro Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Sheila Rocha Ladeia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este artigo, que tem como base teórica e metodológica a Linguística aplicada, objetiva discutir a proposta Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no que se refere ao ensino e a aprendizagem de língua inglesa e, para tal, termos como “língua”, “Cultura”, “Inglês como língua franca” e “interculturalidade”, abordados no texto como componentes essenciais a uma Educação de caráter formativo, serão analisados. Essa análise tem como princípio norteador verificar em qual perspectiva tais termos são utilizados na BNCC. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, esperamos que os princípios subjacentes aos termos, utilizados ao longo do documento oficial, sejam realmente introduzidos nas salas de aulas dos estudantes da educação básica.


 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

     
##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

   
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 
Publicado
2018-08-25
Como Citar
SILVA, Leandro Santos; LADEIA, Sheila Rocha; CRUZ, Giêdra Ferreira. INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4061>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4061.