O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE JOSÉ J. VEIGA

  • Fabianna Simão Bellizzi Carneiro Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Das várias concepções de se analisar o processo do letramento literário, não podemos abdicar da concepção que, indubitavelmente, formará o verdadeiro leitor: prática social da leitura literária que compreende não apenas fruição e prazer estético, bem como posicionamento crítico diante da leitura da obra. O propósito deste trabalho é tornar patente algumas considerações acerca da literatura fantástica, e como esta pode fornecer importantes contribuições à formação do leitor literário, uma vez que temas recorrentes nesta vertente literária como morte, medo, aparições fantasmagóricas, dizem a respeito, muitas vezes, de nossas inserções no mundo que nos rodeia, nossas inquietações diante da vida, além de nossa transitoriedade e finitude, contribuindo, assim, para instigar o referido posicionamento crítico que a leitura pode proporcionar. Nosso corpus de análise traz os contos: “Fronteira”, “A Invernada do Sossego” e “Os do outro lado”, do escritor goiano José J. Veiga (1915-1999), publicados inicialmente em 1959 na coletânea Os cavalinhos de Platiplanto. Tais narrativas contextualizam, através do fantástico, importantes assuntos como ritos de passagem, amadurecimento infantil e solidão. Trata-se de um trabalho não conclusivo, cuja metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica que será devidamente referenciada ao longo do texto.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Integra o grupo de pesquisa Mundos possíveis do insólito ficcional.

Publicado
2019-02-12
Como Citar
CARNEIRO, Fabianna Simão Bellizzi. O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE JOSÉ J. VEIGA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4240>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4240.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados