ASPECTOS COMPARATIVOS ENTRE “AS IDEIAS FORA DO LUGAR” E “VANGUARDAS E SUBDESENVOLVIMENTO” DE SCHWARZ E GULLAR:

CONTRAPONTOS PARA O ROMANCE BRASILEIRO

  • Rogério Francisco dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)
  • Susylene Dias de Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Resumo

Este artigo tem por objetivo, elencar traços comparativos e pontos de encontro entre os textos “As ideias fora do lugar” e “Vanguardas e Subdesenvolvimento” de Roberto Schwarz e Ferreira Gullar, além das diferenças no tocante à formação do povo e da cultura literária brasileira. Os textos em questão contextualizam as incorrespondências existentes entre as concepções ideológicas europeias e as questões do escravismo no Brasil do século XIX. A psicologia do favor pressupõe uma armadura da ideologia liberal, diferente da escravidão, e constrói-se a sensação de superioridade para compensar o fato de se ser inferior. Em Schwarz (1977), iremos notar uma percepção universal de que as ideias estão fora do lugar no século XIX, pois se observa uma desconstrução de formas canônicas construídas ao longo do tempo e que agora são reeditadas de outra maneira; já em Gullar (1978), nos encontraremos com as vanguardas e as consideramos aqui como um conceito alienante, pois é possível perceber que elas têm origens europeias e não se encaixam na realidade social brasileira tanto quando as concepções sobre a escravidão e a política do favor observadas no texto de Schwarz.


 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso de Sul (Uems).

 
Publicado
2019-02-12
Como Citar
DOS SANTOS, Rogério Francisco; ARAUJO, Susylene Dias de. ASPECTOS COMPARATIVOS ENTRE “AS IDEIAS FORA DO LUGAR” E “VANGUARDAS E SUBDESENVOLVIMENTO” DE SCHWARZ E GULLAR:. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4288>. Acesso em: 24 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4288.