CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA

nnnn

  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas atividades do livro didático ALP: Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento - Um trabalho de Linguagem numa proposta socioconstrutivista, editado após a década de 1990. Buscando atender as orientações divulgadas pelos pressupostos socioconstrutivistas para o ensino da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade e, atendendo a grande campanha realizada pelos órgãos oficiais e pelos estudiosos do assunto, para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, seus autores sugerem, no manual, muitas atividades que, de fato, rompem com a tradicional estruturação silábica. Contudo, como apresentaremos no corpo desse texto, algumas das atividades sugeridas lembram (e muito!) as propostas difundidas nos velhos manuais que subsidiaram a ação pedagógica do professor alfabetizador, ao longo da história da educação.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

 

 
Publicado
2019-02-12
Como Citar
VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira; DOS SANTOS, Cláudio Eduardo Félix. CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4294>. Acesso em: 24 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados