LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS

UMA PROPOSTA DE ESCRITA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE VÍDEO

  • Keila Mendes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Cleide Jane de Sa Araujo Costa Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de desenvolvimento das habilidades de speaking e writting em aprendizes de inglês, partindo da proposta de produção de um vídeo e da escrita colaborativa de um ebook. Salienta-se, também, o papel do letramento digital no processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, que teve como participantes 6 (seis) licenciandos em língua inglesa. Os dados foram coletados por meio de questionários e foi realizado ao longo do componente curricular Língua Inglesa Avançada I. Os resultados alcançados permitiram perceber que a proposta didática, amparada na utilização de interfaces digitais, auxiliou eficazmente na aprendizagem dos discentes, estimulando a percepção dos próprios erros e incitando a autonomia, levando os participantes a revisarem aspectos linguísticos fundamentais para suas produções.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Letras: Cultura, educação e linguagens. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação e em Linguística. Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE-Ufal).

Publicado
2019-02-12
Como Citar
MENDES DOS SANTOS, Keila; COSTA, Cleide Jane de Sa Araujo. LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4300>. Acesso em: 23 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4300.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados