APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA (AUTO)ANÁLISE

  • Lucas Maciel de Albuquerque Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O presente trabalho objetivou a realização de uma (auto)análise de uma narrativa de aprendizagem da língua inglesa redigida no momento em que o narrador cursava o semestre inicial de um Curso de Letras. Ao longo da (auto)análise, mobilizamos conceitos relacionados à três categorias de análise: a) manifestações da autonomia do aprendiz; b) os propiciamentos evidenciados na relação entre o aprendiz e os ambientes de aprendizagem; c) situações em que o uso de tecnologias digitais se integrou aos esforços de aprendizado da língua inglesa. Percebemos, com a seleção de excertos representativos da narrativa, que o narrador tornou-se gradualmente mais autônomo em relação à sua própria aprendizagem ao longo da sua trajetória, escolhendo recursos tecnológicos e ambientes de aprendizagem mais adequados aos seus gostos e motivações para aprender a língua. Além disso, percebemos que a (auto)análise proporcionou ao autor da narrativa a possibilidade de ressignificar a sua trajetória com a língua e de refletir sobre como a sua aprendizagem pode influenciar a sua atuação profissional.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando Em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Publicado
2019-02-12
Como Citar
ALBUQUERQUE, Lucas Maciel de; CRUZ, Giêdra Ferreira. APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA (AUTO)ANÁLISE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4504>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4504.