A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA LITERATURA DE SACOLINHA

  • Luciana Sacramento Moreno Gonçalves Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

No final dos anos 90 do século XX, surge na cena literária brasileira uma literatura, designada por alguns de periférica, por outros de marginal ou até mesmo divergente. Essa escrita brasileira contemporânea tem criado espaços importantes no mercado editorial, interessado à crítica especializada e ampliado o número de leitores implicados a ela. Por isso, compreendemos como fundamental estudá-la, reconhecendo a necessidade de alçar tais produções artísticas a um número cada vez mais amplo de leitores pelo seu potencial singular na formação destes, sobretudo, aqueles que se situam na faixa etária da juventude e em contextos periféricos. Assim, esta comunicação apresenta uma análise em torno do processo de elaboração das personagens na produção de um dos principais expoentes desta cena: o Escritor Sacolinha. Em seus livros de contos, observamos a presença de personagens atuais, homens e mulheres que circulam nas localidades pobres brasileira. Todavia, para este autor o destaque está nos aspectos subjetivos e comportamentais, em detrimento de caracterizações físicas e materiais, evidenciando a busca em humaniza-los e em trata das complexidade destes. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa. Para tanto, referenda-se em Resende (2008), Schollhammer (2011), Dalcastagné (2012) no que se refere a literatura brasileira contemporânea. Apoia-se em Nascimento (2009), Hollanda (2013, 2015), Reys (2013) para discutir a literatura periférica. E em Beth Braith (1985) e Rosenfeld (1968) e Cuti (2010), para tecer a análise dos personagens. Neste movimento, percebe-se que Sacolinha opta ao construir as personagens protagonistas de seus contos por minimizar a descrição física e valorizar o perfil psicológico no intuito de levar o leitor a enxergar tais personagens tão próximos e que circulam no cotidiano das sociedades contemporâneas, por um prisma muitas vezes ignorados pelas coletividades e sobretudo pelo poder público.


 
 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XIII. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens da Uneb. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS).

Publicado
2019-02-05
Como Citar
GONÇALVES, Luciana Sacramento Moreno. A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA LITERATURA DE SACOLINHA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4559>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4559.
Seção
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados