REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES RECÉM-LICENCIADOS EM LETRAS E(M) MOSTRAS DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE

  • Patricia Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, apresentamos posições de professores de línguas recém-formados por uma mesma instituição de ensino, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista. O que fazemos para refletir sobre movimentos enunciativos que informam sobre (re)construção identitária do profissional professor, bem como para delimitar representações sociais desse grupo. Para tanto, analisamos discursivamente, em posições de 3 (três) sujeitos, o que eles dizem a respeito do seu trabalho, desde o ingresso na graduação até o exercício da profissão. No trabalho com esses dizeres: i) acessamos representações sociais sobre a profissão;  ii) demonstramos a validade do instrumento de pesquisa questionário discursivo para gerar e lidar com dizeres que indiciem movimentos de (re)construção identitária relativos à figura professor (Modl; Ribeiro, 2015) e iii) apostamos na importância de pesquisas que versem sobre identidades profissionais docentes em consonância com o estudo das representações sociais para as agendas de pesquisa no campo da Linguística Aplicada. 


 PALAVRAS-CHAVE: Identidades profissionais; Profissão professor de línguas; Representações sociais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda Em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG).

Publicado
2019-02-12
Como Citar
SANTOS, Patricia Silva; MODL, Fernanda de Castro. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES RECÉM-LICENCIADOS EM LETRAS E(M) MOSTRAS DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4694>. Acesso em: 23 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4694.