PRÁTICAS DE LETRAMENTO E LEITURA

CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E CRITICIDADE DOS ALUNOS EGRESSOS DO PROEJA /2015 (IFNMG CAMPUS JANUÁRIA-MG)

  • Soraya Rocha Melo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Denise Aparecida Brito Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Esta investigação do tipo ex-post facto buscou compreender as práticas de letramento utilizadas pelos docentes que ministraram aulas em diferentes disciplinas no PROEJA, no contexto do Curso Técnico em Comércio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Campus Januária, em 2015. Destacou-se a grande responsabilidade do Instituto quanto ao letramento e a possibilidade de formação de futuros leitores, questionando as práticas utilizadas pelos docentes, a relação dessas práticas com a prática docente, as condições criadas para tal fim e a capacidade de fomentar nos alunos a criticidade em relação ao mundo e a própria leitura e escrita. Como instrumento para realização desta pesquisa optou-se pelo questionário, instrumento aplicado a seis (6) docentes do curso Técnico em Comércio do IFNMG, Campus Januária- MG. A Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, foi utilizada para analisar os resultados da pesquisa que nos apontou fragilidades com relação ao conhecimento de letramento, pelos docentes e, consequentemente, o trabalho realizado em sala de aula. A percepção de letramento na perspectiva de prática social, deveras restrita para os docentes, aponta que não foram desenvolvidas discussões e trabalhos que propiciassem a formação de leitores.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Educação pela Universidade federal da Bahia (Ufba). Pós-doutorado em Educação na FPCE, Universidade de Coimbra.

Publicado
2019-02-12
Como Citar
MELO, Soraya Rocha; BARRETO, Denise Aparecida Brito. PRÁTICAS DE LETRAMENTO E LEITURA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4758>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4758.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados