CONFIGURAÇÃO VERBO-VISUAL E ESTRATÉGIAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará (Uec)

Resumo

Esta pesquisa investigou o processo de recontextualização de textos verbo-visuais em redações-modelo a partir da análise da composição multimodal das propostas de redação do Enem. Essas propostas têm focalizado competências e habilidades básicas que são estimuladas e transformadas pelas práticas de letramento visual crítico (ler, ver, visualizar, pensar, interpretar e comunicar), necessárias para a produção dos múltiplos significados sociais através da verbo-visualidade dos textos disponíveis nessas propostas. Esta pesquisa, fundamenta-se em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010), e nas categorias de análise - texto, prática social e prática discursiva, na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo na análise e na categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013) em um corpus de redações-modelo à luz dos enquadres teórico-metodológicos elencados. A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal das propostas de redação (2009 a 2016), estruturam-se de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008), caracterizando-se, portanto, pela integração dos elementos semióticos que se organizaram e se alimentaram pelas práticas discursivas/sociais de linguagem e de produção semiótica de significados integrados.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLESC). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Professor efetivo do Estado do Ceará/SEDUC. Membro do Grupo de Pesquisa – Práticas de Letramento, Gêneros Textuais e Formação Tecnológica do Professor.

Publicado
2019-02-12
Como Citar
DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes. CONFIGURAÇÃO VERBO-VISUAL E ESTRATÉGIAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4760>. Acesso em: 24 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4760.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados