DESLOCAMENTOS DO LETRAMENTO PARA OS LETRAMENTOS DOCENTES NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PACTO-BAHIA

  • Taylane Santos do Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este estudo expõe questões acerca da proposta de formação de professores do Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa (Pacto-Bahia), perspectivando compreender as concepções de letramento e de letramentos docentes que orientam as diretrizes pedagógicas dos planos de formação desse programa. Para tanto, orienta-se pelos questionamentos de que concepção(ões) de letramento norteia(m) os planos de formação do Pacto? E como as orientações do Pacto direcionam a formação dos professores-alfabetizadores? Destarte, este trabalho apoia-se nas discussões apresentadas por Kleiman (2007), Kleiman e Martins (2007), Miranda (2016), Signorini (2007) Souza e Biavati (2016), Street (2014), Viana e De Grande (2016) e Viana et al (2016). No veio metodológico, este estudo assenta-se no caráter analítico-discursivo dos documentos oficiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), norteadores da ação do Pacto. Nossas análises indiciaram que o Pacto-Bahia realiza a formação docente na perspectiva do letramento – descrito nos documentos como “uso social da língua escrita no processo de alfabetização”. Quanto aos letramentos docentes, o programa orienta o trabalho com o saber-fazer pedagógico para o desenvolvimento de práticas de letramento referenciadas na proposta didática de Língua Portuguesa (PDAL), com sugestão de gêneros constituintes do trabalho do professor, orientadores da rotina escolar. Expõe-se, das interpretações extraídas do material em relação aos deslocamentos do letramento para os letramentos, a predominância de diretrizes pedagógicas para o trabalho no ciclo de alfabetização, na exploração das atividades com a escrita, apesar de se pautarem diferentes práticas de linguagem, norteadas pelos objetivos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura , Educação e Linguagens, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
2019-02-12
Como Citar
NASCIMENTO, Taylane Santos do; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. DESLOCAMENTOS DO LETRAMENTO PARA OS LETRAMENTOS DOCENTES NA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PACTO-BAHIA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4763>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4763.