FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ilza Leia Ramos Arouche Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)
  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Resumo

A sociedade contemporânea dinâmica, complexa e fluida em que vivemos demanda o desenvolvimento de novas competências. Este estudo tem como foco os letramentos digitais no ensino de língua inglesa formação inicial dos professores de inglês como língua estrangeira, objetivando discutir como a pedagogia dos multiletramentos pode contribuir para a construção de sentidos . O estudo se baseia nas teorias desenvolvidas por diferentes autores (KALANTZIS; COPE, 2012, 2016; LANKSHEAR; KNOBEL, 2010, MILLS; 2016), os quais lidam com o pluralismo dos letramentos e a construção de sentidos nas diversas práticas sociais em diferentes contextos. A pesquisa é qualitativa interpretativista e é decorrente de um projeto desenvolvido em uma turma do IV período do curso de Letras de uma universidade pública do Maranhão. em 2017. Para tanto, usaram-se os princípios da pedagogia de design do Grupo de Nova Londres – GNL (KALANTZIS; COPE, 2009, 2016) na metodologia da pesquisa e das aulas. Foram realizadas análises de algumas tarefas realizadas com os alunos. O estudo mostra que a abordagem de temas transversais com o uso de ferramentas digitais pode ser um caminho para propiciar o letramento digital, favorecer a aprendizagem colaborativa e desenvolver a expressão escrita em língua inglesa. Apesar das limitações, o modelo de design pode favorecer a construção de sentidos e a aprendizagem significativa e situada se for adaptado ao contexto de ensino e incorporado aspectos de “valoração” (BAKTHIN/VOLOCHINOV, 1981 [1929]BAKHTIN 1982).

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora Assistente IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Doutora em Filologia Românica pela Christian Albrechts Universität zu Kiel, Alemanha. Realizou estágio sênior no College of Education, da Texas Tech University, Estados Unidos. Suas publicações mais recentes focam-se em ensino de língua portuguesa, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de línguas, (multi)letramentos, letramento (midiático) crítico, e identidades.

Publicado
2019-08-25
Como Citar
AROUCHE, Ilza Leia Ramos; FRANK KERSCH, Dorotea. FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5071>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5071.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados