ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES

  • Ângela Cogo Fronckowiak Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
  • Carlos René Ayres Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cristiane Dall Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Resumo

Este trabalho, fruto da reflexão conjunta de docentes que atuam na formação de professores em nível superior, visa a apresentar algumas considerações acerca de temas que permeiam as discussões em torno do ensino de língua materna e de literatura: a oralidade, a leitura, a escrita e o letramento. A partir de experiências como coordenadores de projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, este texto foi construído com base nos seguintes objetivos: a. refletir sobre a oralidade e a escrita; b. pensar o papel da escola no desenvolvimento da competência de leitura e de escrita em uma perspectiva que considere, também, a formação de professores de língua materna.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Departamento de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; AYRES, Carlos René; LEBLER, Cristiane Dall Cortivo. ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5074>. Acesso em: 11 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5074.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados