LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Lucimar Gracia Ferreira
  • Lilian Moreira Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar como o curso de Licenciatura em Letras da UFRB forma docentes surdos e busca atender os alunos surdos para promoção da aprendizagem de Língua Portuguesa, a partir da verificação de ações para tal atendimento. Através do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Letras (habilitação Português/Libras/Língua Inglesa) da UFRB, analisamos como a Libras se situa neste documento; suas ações e desafios. Assim, a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, de análise documental buscamos responder a questão de pesquisa “Como o curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB busca atender os alunos surdos para promoção da aprendizagem de Língua Portuguesa?”. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Verificamos que o Projeto do Curso atende as exigências legais, visto que os componentes curriculares trazem elementos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias as práticas pedagógicas, no sentido de promover a educação inclusiva de surdos. Entretanto, apresenta uma lacuna quanto a aprendizagem de Língua Portuguesa pelos surdos, quando esta habilitação se torna opcional, o que precisa ser avaliado.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade federal de São Carlos (UfsCar). Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-doutora pela Universidade Feeral da Bahia (Ufba).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia; CRUZ, Lilian Moreira. LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5080>. Acesso em: 13 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5080.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados