CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM BASE EM CURTAS-METRAGENS

  • Aline Silva Gomes Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

Neste artigo, pretende-se expor uma das ações desenvolvidas pelos bolsistas do projeto PIBID – Letras/Espanhol da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): a elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino da língua, cultura e literatura hispânicas. Como exemplo, apresenta-se uma sequência didática elaborada com base em curtas-metragens, com vistas a promover entre os estudantes do Ensino Fundamental II – de uma escola municipal localizada em Salvador/BA – reflexões sobre tema da diversidade. Para fundamentar os materiais didáticos produzidos, adotou-se a abordagem intercultural de ensino e aprendizagem de línguas. Como resultado, observou-se que essa ação contribuiu para estimular a criatividade dos licenciandos envolvidos no projeto, ao dar-lhes oportunidades de preparar materiais significativos para os aprendentes de espanhol. Em especial, percebeu-se que os estudantes da escola parceira demonstraram interesse nos conteúdos abordados, o que facilitou o alcance dos objetivos traçados. Neste trabalho, adotam-se como referencial teórico os autores Biedma Torrecillas e Torres Sánchez (1994), Ontoria Peña (2007),  Mendes (2008) e Alcântara (2014).

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em LÍNGUA E CULTURA pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
GOMES, Aline Silva. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5082>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5082.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados