A EMERGÊNCIA DO GÊNERO “RESUMO EXPANDIDO” SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

  • Myrian Cristina Cardoso Costa Universidade Federal do Maranhão (Ufma)
  • João Da Silva Araújo Júnior Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Resumo

Esta pesquisa objetiva relacionar alguns pressupostos da Teoria da Complexidade (LARSEN-FREEMAN, 2008; MORIN, 2011) com a noção de gêneros textuais – na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin –, identificando, por meio dos elementos constitutivos dos gêneros – conteúdo, estilo e construção composicional –, em que condições o gênero textual secundário “resumo expandido” emerge na esfera acadêmica. Para tanto, realizamos uma breve discussão sobre os Gêneros Textuais e a Teoria da Complexidade, abordando algumas questões substanciais para a compreensão dessas duas abordagens teóricas como convergentes a partir da discussão dos seguintes tópicos: os gêneros na visão bakhtiniana; o gênero textual secundário “resumo expandido”; a emergência sob a ótica da complexidade; e a emergência do gênero “resumo expandido”. Nesse sentido, entendemos que são as condições de uso e a necessidade de mudança que abrem espaço para que um gênero possa emergir, de modo que ao analisarmos o gênero “resumo expandido” sob a ótica do pensamento complexo, tanto a abertura como a plasticidade dos gêneros se tornam evidentes. Assim, percebemos que o tripé constituído por conteúdo, estilo e construção composicional evidencia a natureza multidimensional e complexa dos gêneros textuais, por meio da relação existente entre esses elementos e a esfera da comunicação na qual os gêneros se ancoram.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
CARDOSO COSTA, Myrian Cristina; DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR, João. A EMERGÊNCIA DO GÊNERO “RESUMO EXPANDIDO” SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5097>. Acesso em: 31 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5097.