FAKE NEWS: O QUE SÃO E COMO INTER(AGEM) NA ERA DA PÓS-VERDADE

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Eduardo Dias da Silva Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

A pós-verdade tornou-se algo condicionante na eleição presidencial de 2018 no Brasil, travou-se nesse evento uma verdadeira guerra híbrida, ideológica e discursiva em torno do poder político, econômico e cultural. Por isso, as informações foram conduzidas estrategicamente a fim de fomentar a discórdia entre a elite hegemônica detentora do capital financeiro e político e os grupos com representação política minoritária que apesar de serem numerosos são hoje os mais afetados pelas decisões governamentais e políticas de cunho conservador, ultraliberal, autoritário e entreguista. Dessa forma, neste artigo, descrevo e analiso à luz da análise de discurso crítica a constituição multimodal e ideológica do discurso político da direita conservadora, reacionária e elitista brasileira em prol da campanha presidencial de Jair Messias Bolsonaro, materializado na reprodução de algumas Fake News compartilhadas nas páginas Brasil Verde e Amarelo e Brasil, teu povo acordou. A análise multimodal crítica depreendida evidenciou que o objetivo das fake news, replicadas no facebook, foram (des)informar e manipular os/as eleitores/as, seguidores/as, enfim, a população que teve acesso a esses discursos marcados pela pós-verdade sobre o possível perigo do retorno de um governo de esquerda capaz de subverter os valores patrióticos, conservadores, ultraliberais e cristãos da família brasileira.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre  em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Litearatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador nos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL.

Publicado
2019-08-25
Como Citar
DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; SILVA, Eduardo Dias da. FAKE NEWS: O QUE SÃO E COMO INTER(AGEM) NA ERA DA PÓS-VERDADE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5100>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5100.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados