A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA

NOTAS SOBRE O ACONTECIMENTO DISCURSIVO E A MEMÓRIA NO CASAMENTO ENTRE O PRÍNCIPE HARRY E A PRINCESA MEGHAN

  • Wilder Kléber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Lucas Rodrigues Lopes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre discursos circulados nas principais mídias mundiais, a respeito do casamento entre o príncipe Harry e a princesa Meghan, que ocorreu no dia dezenove de maio de 2018. Como recorte para análise, foram selecionados dois enunciados publicados no site O Globo, que tratam do referido evento, a fim de problematizar, no bojo da Análise do Discurso francesa, tais discursos. Pensando nessa vertente discursiva, como suporte teórico-metodológico, foram acionados conceitos vinculados à linha teórica supracitada, considerando principalmente enunciado e acontecimento discursivo formulados por Michel Foucault e de memória discursiva que se apresenta em Jean-Jacques Courtine, além de outras abordagens ligadas às mencionadas, para a leitura do corpus. Pelas análises, considerando a teoria dada, verificamos que os discursos materializados nos enunciados se configuram como acontecimento, dada a sua não repetibilidade, pelas suas condições próprias de possibilidade que os tornam singulares e cuja memória se apresenta como um efeito, pelo encontro entre o passado e a atualidade e, também, pela quebra de protocolo da realeza britânica, que o diferencia de outras cerimônias matrimoniais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GEPLEI/UFPB/CNPq).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Membro-Pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/Ufu/CNPq).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Da torre de marfim à torre de Babel e vozes infames: exclusão e resistência (UNICAMP/CNPq).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
SANTANA, Wilder Kléber Fernandes de; PEREIRA, Anísio Batista; LOPES, Lucas Rodrigues. A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5117>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5117.