DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES

  • Laura Márcia Luiza Ferreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Resumo

A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um protocolo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de ensino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
FERREIRA, Laura Márcia Luiza. DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5126>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados