BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente na Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, unidade de Jaraguá do Sul - SC.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Cat´ólica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2019). Professora Titular II da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo.

Publicado
2019-08-25
Como Citar
ZANATTA, Deisi Luzia; VERARDI, Fabiane. BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados