SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina (Uel)
  • Gladys Quevedo-Camargo Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Nas últimas décadas, tem havido um crescimento significativo do ensino de línguas estrangeiras para crianças no Brasil, em especial da língua inglesa. Considerando o letramento em avaliação um elemento essencial no ensino e na aprendizagem, neste artigo discutimos o letramento em avaliação do professor nesse campo do conhecimento. Os dados foram gerados por meio de um questionário, o qual foi respondido por 151 professores de todo o país. O questionário original consiste de 70 assertivas acerca de uma ampla variedade de assuntos relacionados a avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras por crianças. Para esse artigo, o qual objetiva apresentar um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre letramento em avaliação, selecionamos quatro afirmativas as quais, do nosso ponto de vista, são conhecimentos cruciais para o trabalho docente e para a integração do ensino, aprendizagem e avaliação: 1. saber utilizar avaliações para guiar os objetivos do ensino ou da aprendizagem; 2. saber utilizar as avaliações para avaliar o progresso na aprendizagem de línguas; 3. saber utilizar as avaliações para diagnosticar os pontos fortes e fracos dos alunos; e  4. saber utilizar as avaliações para motivar a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes considera que não sabem ou sabem pouco sobre os quatro assuntos, o que indica a necessidade urgente de oferecer formação inicial ou continuada para aqueles que ensinam LEC no Brasil.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI, Juliana; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys. SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5134>. Acesso em: 11 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados